terça-feira, 30 de outubro de 2012

Artigo Científico: Centros de Referência em Saúde do Trabalhador






Temos aqui um artigo muito interessante que trata da importância dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e sua contribuição para as notificações de acidentes de trabalho graves e daqueles com exposição a material biológico, no Sistema de Informaçõesde Agravos de Notificação (SINAN). É um material muito bom, vale a pena conferir. Boa leitura!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais uma Norma que vale a pena tomar conhecimento. NR - 09



Esta Norma Regulamentadora - NR-09, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Prevenção, essa é a palavra chave! Uma boa leitura a todos!




segunda-feira, 22 de outubro de 2012



Essa é a Norma Regulamentadora - 06, e trata dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Explica o conceito, a importância do uso e as responsabilidades das empresas no oferecimento obrigatório e gratúito desses materiais ao empregados. Boa leitura!




Normas Regulamentadoras


As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho no Brail. São as Normas Regulamentadoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, foram aprovadas pela Portaria N.° 3.214, 08 de junho de 1978. São de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT.
São elaboradas e modificadas por comissões tripartites específicas compostas por representantes do governo, empregadores e empregados. (Fonte: Wikipédia)

Hoje eu troxe para vocês algumas NRs que julguei interessantes tomarmos conhecimento, essa é a NR-01, que estabelece a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho. Os posts subsequentes trarão as demais. Grande abraço e boa leitura!





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apostila - Biossegurança nas Ações de Enfermagem


Todos sabemos o cuidado que devemos ter diariamente quanto a não infecção por agentes patológicos, ainda mais os profissionais de saúde que lidam com diversos fatores de risco. Essa apostila traz importantes conhecimentos acerca destes cuidados, um material interessante que todo profissional de saúde deveria ler. Boa leitura a todos!






                                  


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Saudações a quem tem coragem!"

Olá a todos os visitantes! Por enquanto estou construindo nosso espaço, logo teremos ótimos assuntos para compartilhar. Abraço a todos.